1º Encontro pedagógico de professores de Escola Bíblica Dominical 2022

 Primeira Igreja Batista Regular de Crato

Escola Bíblica Dominical

1º Encontro pedagógico de professores de Escola Bíblica Dominical

Equipe de superintendência: Maria Ilana Rodrigues, Lireda Freitas e Pedro Virgínio Neto

 Tema: A Pedagogia e a didática de Jesus

Material em PDF: Clique aqui 01, 02

 1.    A importância do Ensino na Igreja: Urgente reflexão

Ø  A Igreja nasce com raízes na prática de ensino

Ø  Jesus um “mestre por excelência”

            Depositou no ensino todo o seu projeto

            Viveu numa cultura altamente pedagógica

Ø  A Igreja é uma instância educadora

 

2.    Pedagogia e didática: Rápida conceituação

Ø  Pedagogia:

§  Paidagogos: Condutor de crianças

§  Ciência que tem como objeto de estudo e educação e mais especificamente o processo de ensino-aprendizagem (Johann Friedrich Herbart)

Ø  Didática:

·                   Didaskein: Arte (Técnica) de ensinar

·                   Um dos principais ramos de estudo da pedagogia

·                   Pesquisa e estabelece as melhores  e mais eficientes modos e técnicas de ensino, para determinados contextos.

Entre os Antigos, o ensino era entendido como uma ARTE COOPERATIVA (Arte do agricultor), em oposição às ARTES PRODUTIVAS.

 

3.    Cinco grandes princípios da Pedagogia de Jesus

1)    Considera o Ser humano como ser espiritual (Visão não naturalista)

Ø  Parte do ser humano como ser biopsicossocial e pneumático

Ø  Educar para a vida em comunhão com Deus, com o próximo e com a Criação

2)    O fim principal do ensino é o Ser humano (Sua transformação, novo nascimento)

Ø  Os recursos pedagógicos, circunstâncias e a ministração do ensino são os MEIOS, não são um fim em si mesmos.

3)    Vislumbra o potencial do indivíduo (O que ele pode vir a ser)

Ø  Não Vê na condição ATUAL da pessoa empecilho para ministrar-lhe.

Ø  “o fungo se desenvolve em uma única noite. O carvalho precisa de uma década”

Ø  Acolhimento, paciência, esperança

4)    Firmar Ideais e convicções internas

Ø  Para além de COMPORTAMENTALISMO

Ø  Foco no homem interior

Ø  Foco na formação da consciência

Ø  Coração, como centro da vida (Mente, emoções, motivações, atc)

5)    Considerar o contexto de vida da pessoa

Ø  Ensino que toca à vida real da pessoa

Ø  Resposta aos dilemas reais

Ø  Ensino contextualizado

 

4.    A didática de Jesus: Suas técnicas de ensino

Todos utilizamos técnicas ao ensinar, conscientemente ou não

Braistorming: Que técnicas Jesus usava?

        Ø  Perguntas (Retóricas ou efetivas) -  estímulo à atividade interior (Sócrates X Jesus).                      Maêutica. A maêutica de Sócrates visava conscientizar os homens de sua ignorância. A                de Jesus, de sua carência de Deus e da necessidade de arrependimento, em face do                        amor   e da justiça de Deus.

Ø  Questionamento, confronto de opiniões, paradoxos: Estimular o raciocínio e reflexão

Ø  Histórias - Reais ou fictícias: Contextualizar conceitos

            Parábolas

Ø  Comparações e metáforas: Objetivar conceitos abstratos

Ø  Analogias: Possibilitar entendimento de ideias complexas

Ø  Debates

Ø  Dramatizações

Ø  Ilustração com objetos e seres

Ø  Preleção

 

5.    Estrutura básica de uma lição

Ø  ABERTURA

o   Ganhar a atenção

o   Despertar o interesse

Ø  DESENVOLVIMENTO

o   instruir, explicar, formar

o   Manter a atenção e o interesse

Ø  CONCLUSÃO

o   Revisar

o   Reforçar

o   Aplicar (Chamada para ação, desafio)

 

Como Jesus realizava cada um desses momentos?

Identifique nos evangelhos algumas situações e registre:

 

 

 

 

 Crato, 08 de setembro de 2022
















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