Estudos baseados em Crêr é também pensar de John Stott
Estudos baseados em Crêr é também pensar de John Stott
EBD - Escola Bíblica Dominical
1ª Igreja Batista Regular de Crato
Sala: Jovens
Professor: Pedro Virgínio
Tema Geral (Do bimestre): A relação entre Razão e Fé cristã
Tema da aula: A mente na vida cristã
Livro de Referência: “Crer é também pensar”, de John Stott. ABU editora. Primeira publicação: 1972.
1. Introdução
Como e em que áreas da vida cristã, devemos usar a mente?
1. Adoração verdadeira
2. Fé: Crença ilógica no improvável?
3. Santidade
4. A orientação cristã
5. Apresentação do Evangelho
6. O ministério e os dons.
|
2. Desenvolvimento da lição – A mente na vida cristã
A. Adorar a Deus é dar glória “devida ao seu nome”. Conceito dos Salmos
Salmo 104
| |
Salmo 105
| |
Salmo 106
| |
Salmo 107
| |
Salmo 136
|
· Exemplo de adoração irracional
Atos 17: 23
|
· A adoração, pública ou privada, deve ser uma resposta à revelação de Deus. Bem como a oração deve apoiar-se no entendimento para a edificação da mente.
1 Coríntios 14: 13 - 15
|
B. Fé: Crença ilógica no improvável?
· Fé não é credulidade: “A Fé e a visão são posta em oposição na Bíblia, mas não a fé e a razão.”
· Fé não é “otimismo” ou auto-afirmação (Cf. Norman Vincent Peale)
· A Fé é confiança racional: Uma confiança que se apóia de forma refletida e segura na fidelidade de Deus.
1 Sm 30:1 a 6
|
· “A fé cristã é essencialmente reflexiva” (Lloyd Jones). Observação e dedução
Mateus 6: 30
|
· O batismo e a ceia do senhor são símbolos que devem ser compreendidos e interpretados
Lucas 22: 19
| |
1 Coríntios 10:2
|
· Plena convicção de fé...
Hebreus 10: 22
|
“Metade de nossas dúvidas e medos surgem de uma percepção vaga de verdadeira natureza do evangelho de cristo.” (J. C. Ryle)
C. Apelo à santidade
· O papel da mente no processo de santificação tem sido geralmente negligenciado.
· Precisamos ter uma clara visão de quem somos, das leis morais e dos mandamentos de Deus.
· No episódio da tentação, Jesus tinha a questão resolvida desde o primeiro momento, na mente. A batalha, geralmente é ganha na mente.
Mateus 4: 1 a 11
| |
Romanos 12:2
| |
Filipenses 4: 8
| |
Colossenses 3: 1,2
| |
Romanos 8:5
|
· “O tipo de alimento que nossa mente consome vai determinar o tipo de pessoa que nos tornaremos.”
D. A orientação do cristão
· Como descobrir a vontade de Deus? É desejo de deus guiar-nos.
Provérbios 3:6
| |
Efésios 5: 17
| |
Colossenses 4:12
|
Devemos distinguir dentro da vontade de Deus revelada, a GERAL e a PARTICULAR
VONTADE GERAL: Revelada na Escritura. O modo de descobri-la é ESTUDANDO, DISCUTINDO e ORANDO.
VONTADE PARTICULAR: Não Revelada diretamente na Escritura. É diferente para cada indivíduo. O modo de descobri-la é usando a mente e o senso comum, baseando-se na Palavra de deus e na dependência do Espírito Santo.
Salmo 32: 8, 9
|
Orientação: Bíblia, Oração, conselho, senso comum
E. Apresentando o Evangelho
· A convicção nasce da Fé. A Fé nasce do conhecimento. A mensagem do Evangelho proclamada por Paulo era dirigida à mente dos ouvintes. Uma mensagem altamente reflexiva.
Romanos 10: 13 a 14
| |
2 Coríntios 5: 11
| |
Atos 17: 2 a 4
|
· Paulo permanecia por longos períodos pregando numa mesma cidade (Ensino)
Duas Razões para o uso da mente na proclamação do Evangelho:
1. A mensagem visa “Persuadir” os homens: As palestras de Paulo duravam em média 5 horas diárias. Em um ano, eram mais de 3200 horas de ensino.
Atos 19:8 a 10
|
2. A “conversão” é uma resposta à verdade.
Romanos 6:17
| |
Mateus 13: 19
|
Objeções que são apresentadas à apresentação de um Evangelho que apela para a mente:
1. O Evangelho racional exalta o Ego: Evidente que tal perigo existe. Mas a proposta é de respeitar a integridade intelectual do homem.
2. O Evangelho Racional desqualifica a pessoa não letrada: A proposta não é de uma pregação acadêmica, mas racional. Um homem não letrado é racional, evidentemente.
Romanos 1:14
| |
Mateus 13:19
|
3. O Evangelho racional dispensa a ação do Espírito Santo: É uma falsa antítese. Dar conteúdo doutrinal à mensagem, não é sinal de descrença. A pregação deve dirigir-se ao homem integral:
ENTENDIMENTO
SENTIMENTO
VONTADE
F. O ministério e os dons
O propósito dos dons e dos ministérios é a edificação da Igreja.
1 Coríntios 12:7
| |
1 Pedro 4: 10,11
| |
Atos 20: 28
| |
1 Pedro 5: 2
| |
Colossenses 1: 28
| |
Tito 1: 9
| |
1 Timóteo 4: 13
| |
2 Timóteo 2: 15, 24
| |
2 Coríntios 6: 6
|
FINAL
EBD - Escola Bíblica Dominical
1ª Igreja Batista Regular de Crato
Sala: Jovens
Professor: Pedro Virgínio
Tema Geral (Do bimestre): A relação entre Razão e Fé cristã
Tema da aula: Motivos para usar a mente
Livro de Referência: “Crer é também pensar”, de John Stott. ABU editora. Primeira publicação: 1972.
1. Introdução
“Opiniões são mais fortes que exércitos”
Dica de Filme: A origem (Com Leonardo dicaprio)
O pensamento molda nossas ações
|
O pensamento é um meio de difundir o evangelho e o conhecimento de Cristo
|
Por trás de todo movimento histórico, houve uma filosofia que capturou as mentes e moldou os comportamentos sociais.
|
No contexto atual: Dominado por ideologias falsas ou em oposição ao evangelho.
|
CR2J
2. Desenvolvimento da lição - Razões para o uso da mente
A. Somos criados como seres pensantes (CRIAÇÃO)
Gêneses 2 e 3
|
Imagem e semelhança de Deus
Discernimento do bem e do mal
Nomeou os seres
Reconheceu a compatibilidade de sua espécie com a mulher
|
Salmo 32:9
| |
Salmo 73:22
| |
Provérbios 6: 6 – 11
| |
Jeremias 8:7
|
Animais agem pelo instinto. O Ser humano age pela inteligência.
É fato que o homem tem a mente “obscurecida” pelo pecado
Efésios 4:18
| |
Romanos 1:18 a 23
|
Somos convidados a usar a razão e o senso comum
Isaías 1:18
| |
Mateus 16: 1 a 4
|
Racionalização: Processo psicológico de defesa do EU. “O ser humano é tão racional que se não tiver uma razão, ele inventa uma”.
B. A compreensão da revelação exige (REVELAÇÃO)
Toda revelação é racional: A natureza, Cristo e a Escritura
Salmo 19: 1 a 4
| |
Romanos 1: 18 a 23
| |
Atos 17: 24 a 31
|
A ciência depende da capacidade de leitura da natureza (Galileu, Kepler, Einstein)
“O homem pode pensar os pensamentos de Deus” (Kepler)
A Escritura
Jesus, o Verbo feito carne
João 1: 1 a 3
|
A comunicação verbal pressupões uma mente capaz de compreendê-la e interpretá-la.
Na limitação de nossa mente Deus toma a iniciativa de reveler-se.
C. A redenção: Mente renovada (REDENÇÃO)
Para que ocorra a Redenção é preciso que o homem entenda a mensagem que lhe é dirigida à mente e responda a ela de modo positivo.
Proclamação do Evangelho
1 Coríntios 1:21
| |
1 Coríntios 2: 15,16
| |
Colossenses 3:10
| |
1 Coríntios 10:15
|
“Uma mente cristã é “uma mente treinada, informada, equipada para lidar com informações de controvérsia secular utilizando um modelo de referência baseado em pressuposições cristãs”
(Harry Blamires)
“não existe mais uma mente cristã. E é claro que ainda existe uma ética cristã, uma prática cristã e uma espiritualidade cristã... porém, como ser pensante, o cristão moderno sucumbiu à secularização”.
O pensador cristão “desafia os preconceitos existentes... incomoda os complacentes... obstrui os pragmáticos ocupados... questiona o próprio fundamento de tudo relacionado a ele e...é um incômodo.”
Pressupostos cristãos
Existência do sobrenatural
|
Perversidade do mal
|
Existência da verdade
|
Valor da autoridade
|
Valor da pessoa humana
|
Dentre outros
|
Cristo – Sabedoria de Deus
1 Coríntios 1:30
|
D. Julgados por nosso conhecimento (JULGAMENTO)
Conhecimento e resposta diante da verdade é a base para a responsabilização no julgamento.
Jeremias 7: 25, 26
| |
João 18:48
| |
Romanos 1:21
|
O Antigo e o Novo testamento enfatizam o lugar do conhecimento na vida cristã
Provérbios 1:22
| |
Provérbios 3: 13,15
| |
Colossenses 1:9,10
| |
Filipenses 1: 9 a 11
| |
Efésios 1: 17 a 19
| |
2 Pedro 1:15
|
FINAL
EBD - Escola Bíblica Dominical
1ª Igreja Batista Regular de Crato
Sala: Jovens
Professor: Pedro Virgínio
Tema Geral (Do bimestre): A relação entre Razão e Fé cristã
Tema da aula: A relação entre razão e fé e os perigo de uma religião sem pensamento reflexivo
Livro de Referência: “Crer é também pensar”, de John Stott. ABU editora. Primeira publicação: 1972.
1. Introdução
O tema tratado historicamente
|
Primórdios da Igreja
|
Atos 17: 22 – 29: “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens”.
|
Agostinho
(354 dc - 430 dc)
|
“A fé e a razão caminham juntas, mas a fé vai mais longe.” (Agostinho)
----------------------------------------------------------------------------------------
“Ela (a Razão) não elimina a fé, mas ao contrário, fortalece-a e ambas se complementam. O homem não pode crê em alguma coisa desprovido de um conhecimento daquilo que o faz crer”.
| |
Anselmo
(1033 dc - 1109 dc)
|
“As verdades de fé estão pressupostas nos seus conteúdos (entenda-se nos conteúdos da razão), que não são frutos da investigação racional, mas a ela (a razão) são oferecidos pela própria fé, que permanece o ponto de partida, uma espécie de pilastra, de toda construção racional.”
| |
Tomás de Aquino
(1225 dc - 1274 dc)
|
“Ao debater com pagãos, uso a Razão; com judeus, o Antigo Testamento; com hereges, toda a Escritura.”
| |
R. C. Sproul
(1939 dc - )
|
“O cristianismo não tem bases no racionalismo. Entretanto, a rejeição do racionalismo na igreja moderna freqüentemente traz consigo a rejeição da racionalidade. Essa rejeição é em si irracional.”
|
2. Razão e Fé
Fé
Hebreus 11: 1
|
Razão
Isaías 1: 3
| |
Jeremias 8: 7
| |
1 Coríntios 13: 11 a 13
|
3. Desafio: Manter o equilíbrio rejeitando:
Anti-intelectualismo
|
Academicismo racionalista
|
Objetivo: questionar a Fé rasa e sem reflexão
4. Perigos que ameaçam os cristãos:
Adoção de uma Fé baseada em “clichês”
|
Sentimentalismo
|
Emocionalismo
|
Repulsa ao conhecimento embasado em argumentos
|
5. Resultados:
a) Formas de misticismo
b) Apelo à ignorância como defesa
c) Zelo sem reflexão
Romanos 10: 2
|
d) Desequilíbrios
Catolicismo
|
Ao ritualismo
|
Radicais (Cristãos de “esquerda”)
|
Às ações políticas e sociais
|
Pentecostalismo
|
À experiência
|
Neo- pentecostalismo
|
Negação quase total da reflexão
|
Conclusão: O anti-intelectualismo cristão é uma forma de fuga da responsabilidade de usar a mente cristã.
6. Vários textos bíblicos
Provérbios 1: 4 - 6
| |
Provérbios 2:11
| |
Jó 38:36
| |
Lucas 2: 47
| |
1 Coríntios 2: 16
| |
1 Coríntios 1: 17 - 23
|
Referências
1. http://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/santo-anselmo-ontologia-razao-e-a-fe ( Santo Anselmo: Ontologia Razão e Fé)
2. http://www.pr.gonet.biz/frases.php?autor=Santo%20Tom%E1s%20de%20Aquino%20(1225-1274) (Frases famosas de Tomás de Aquino.)
3. http://filosofarparaviver.blogspot.com.br/2009/10/fe-e-razao-em-santo-agostinho.html (Fé e Razão em Agostinho)
4. http://tuporem.org.br/fe-e-razao/ (Fé e Razão)
Comentários
Postar um comentário